26 julho 2012

Divulgado Planejamento Estratégico de Segurança para Copa do Mundo 2014

As diretrizes gerais de segurança do Planejamento Estratégico para a Copa do Mundo 2014 foram divulgadas na terça-feira (24) e oferece suporte para que sejam definidos os planos táticos e operacionais das 12 cidades-sede, de acordo com as peculiaridades de cada local. O objetivo é reforçar a segurança pública usando equipamentos, tecnologias e serviços de inteligência de forma integrada entre as instituições.

O plano de segurança do mundial será testado na Copa das Confederações de 2013. “Os jogos, do ponto de vista da segurança, têm a mesma importância para o País. Por isso, é hora de pegar o plano, os equipamentos, fazer um grande teste, afinar o que tem que ser melhorado e manter o que está dando certo”, explica o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Valdinho Jacinto Caetano.

 
O documento, apesar de estar em constante construção, cita o efetivo de segurança a ser utilizado nos grandes eventos, de que forma as forças de segurança vão trabalhar, quais os equipamentos e tecnologias devem ser adquiridos.

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) tem promovido encontros com forças de segurança de outros países que já passaram pela experiência de organizar grandes eventos, como Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha. Nesta semana, haverá um curso em Washington, nos Estados Unidos, com a presença de representantes dos 12 estados com jogos da Copa e órgão federais.

Investimentos
O orçamento da secretaria é de R$ 1,17 bilhão para investir em equipamentos dos Centros de Comando e Controle, em delegacias móveis, barcos, câmeras, softwares, além de treinamento e capacitação.

Os investimentos em segurança ainda serão pactuados entre União, estados e municípios para integrar a Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo. As contrapartidas locais serão a estrutura física dos Centros de Comando e Controle, além dos efetivos policiais, viaturas e demais equipamentos.

Confira a íntegra do documento.


Via: Portal Brasil

0 comentários:

Postar um comentário